O fundador do Aikido nasceu no Japão no dia 14 de Dezembro de 1883 e faleceu em 26 de abril de 1969. Durante a infância, presenciando com frequência malfeitores espancarem seu pai por problemas políticos, decidiu fazer-se forte para poder se vingar. Tornou-se mestre em vários estilos de jiujutsu, espada e lança, mas, apesar de suas impressionantes capacidades físicas e marciais, sentia-se insatisfeito. Voltou-se para o estudo religioso, na esperança de encontrar um significado mais profundo para a vida e, pela combinação de seu treino com suas ideologias religiosas e políticas, criou a moderna arte marcial AIKIDO. Ueshiba decidiu-se pelo nome AIKIDO em 1942 (antes ele a denominou aikibudo e aikinomichi).
Ueshiba concebeu o Aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o Daito-ryu aikijujutsu, com sensei Sokaku Takeda, o kenjutsu (técnica da espada) e o jojutsu (técnica do bastão curto), sendo outro de seus mestres Onisaburo Deguchi, líder da seita Oomoto-kyo, no Japão. Seus sucessores principais foram Kishomaru Ueshiba (1921 - 1999) e Moriteru Ueshiba (1951), descendentes e herdeiros.
Denominação
O termo aiquidô é composto por três caracteres kanji:- Ai : harmonia
- Ki : energia
- Dô : caminho
O termo dô pode ser achado no judô ou no kendo, ou na arte da caligrafia (shodō) ou do arranjo de flores (kadô). O termo aiki refere-se ao princípio da luta de absorver o movimento dos atacantes para controlar suas ações com o mínimo esforço. Se inspira no tao ou o todo ou o caminho, não se admitindo competição e onde o treino procura desenvolver sentimentos de fraternidade e cooperação. Baseia-se em movimentos fluidos e circulares. Além das técnicas de mãos vazias, os treinos também podem incluir armas: bokken ou bokutô (espada de madeira), jô (bastão curto) e tanken ou tantô (faca de madeira).
- Em combate, não há o costume de recuar.
- Se o adversário puxa o aiquidoca, este o empura e logo o gira.
- Se o adversário avança, o aiquidoca o gira e tão logo o puxa.
- Se especializa em torções dos membros superiores, bem como mãos e dedos, além de desequilíbrios.
Etiqueta
O motivo pelo qual se usa a calça Hakama reside no fato de que por suas sete pregas tem-se a representação das sete virtudes do Samurai, das quais uma é a Etiqueta (respeito), pelo que um aikidoca deve dar muita atenção à etiqueta, principalmente dentro de um dojô.O atual Doshu (Do= caminho; Shu= mestre), Moriteru Ueshiba, pratica o Cha No Yu (cerimônia do chá), que é em essência a prática da etiqueta.
Cada dojô tem suas peculiaridades sobre etiquetas e protocolos, mesmo no Japão, mas alguns comportamentos são mais claros a todos japoneses do que aos ocidentais não iniciados:
- Ao adentrar e ao sair do dojô e do tatame, fazer reverência em direção ao Kamiza (altar Shintoísta) – Quando estiver entrando, a reverência representa seu sentimento de solicitação, de humildade. Quando estiver saindo, representa seu sentimento de gratidão.
- Ao começar e terminar o treino, fazer reverência em Seiza (ajoelhado) ao Kamiza e ao Shidoin (instrutor).
- Ao início e ao término da prática a dois, fazer uma reverência ao parceiro de treino. - Ao início pode-se dizer Onegai Shimasu (por favor), ou, mais formalmente Onegai Itashimasu. Ao término, pode-se dizer Arigatou Gozaimashita (Muito Obrigado), ou, mais formalmente, Domo Arigatou Gozaimashita.
- Quando o Sensei (mestre) ou Shidoin (instrutor) estiver lhe dando orientações, permanecer na posição de Seiza (ajoelhado) e após o término, agradecer com uma reverência. – Permanecer nessa posição denota humildade para receber os ensinamentos, enquanto permanecer em pé seria como conversar com um colega.
- Se precisar pedir instruções ao Sensei, não o chame. – Dirija-se ao Sensei para lhe pedir a instrução. Lembre-se que para o Samurai o discípulo é quem deve servir a seu mestre.
- Pague a mensalidade em dia. - Aos olhos ocidentais, esta regra pode parecer materialista, mas a mensalidade é uma adaptação moderna do envelope que os discípulos depositavam no kamiza após o treino, como forma de agradecimento aos ensinamentos passados.
- Não cruzar os braços dentro do Dojo.- No Japão, cruzar os braços é um sinal de desavença.
- Não arregassar as mangas dentro do Dojo – No Japão, arregaçar as mangas é um sinal de desavença. Se não houver jeito, arregaçar as mangas para dentro.
- Manter o Dogi (Do = caminho; Gi= vestimenta) em ordem. – Mantê-lo sempre limpo, bem-passado, com o Obi (faixa) alinhado e o paletó adequadamente fechado são sinais de disciplina.
- Quando estiver no tatame, não apoiar as costas nas paredes.– Essa regra existe tanto pela questão disciplinar, quanto pelos aspectos marciais